Mitos e lendas da saúde no inverno

Administrador | DR. ESTÊVÃO JODAR, DR. HÉCTOR MEIJIDE, DRA. ISABEL ALDANONDO, DR. IVAN DOMÈNECH, DR. JORGE MONTEIRO, DR. JOSEP MASSÓ ASENCIO; DRA. MARINA RODRIGUES, MARTA CARREIRAS, DRA. MICAELA FERNANDES, DR. RICARDO JIMENEZ, DRA. ROSA BURGOS.Quarta-feira 20.11.2013

Especialistas de diversas áreas desceram os 10 mitos mais comuns da saúde no inverno.

Os espanhóis avaliam de forma positiva a sua saúde, embora eles mais do que eles. Grupo Hospitalar Quíron

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Segunda-feira 10.09.2018

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As temperaturas descem, chega a gripe, natal estão ao virar da esquina… e mães, amigos e meios de comunicação dão muitas dicas sobre como se manter saudável durante a temporada de frio. Mas, o que há de verdade sobre eles?

O início do século xx ou colherás uma gripe!

Falso. A gripe é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus. Propaga-Se por causa do contato estreito com pessoas afetadas. Embora os surtos de gripe ocorrem com maior freqüência no inverno, nada têm que ver com a agrupar-se ou passar tempo ao tempo: de fato, passar tempo ao ar livre, pode fazer com que você seja menos suscetível a este vírus, já que os lugares fechados são geralmente muito concorridos e arejam menos do que na época do verão. Só para as crianças, recomenda-se cobrir a boca e o nariz ao sair para a rua, já que são especialmente vulneráveis às baixas temperaturas.

A proteção solar é para o verão

Falso. A radiação solar é menor durante os meses de inverno, mas não há que esquecer o efeito cumulativo do dano solar nesse período. O filtro solar deve ser usado durante os 365 dias do ano, já que a radiação UVA se mantém razoavelmente constante ao longo das 4 estações do ano. Se, além disso, praticamos esportes de inverno ao ar livre, a fotoresistente é especialmente importante.

Como cai o cabelo no inverno? Sintoma de fraqueza

Falso. A queda de cabelo que ocorre nesta época (defluvium sazonal) deve-se à regulamentação da melatonina após a exposição excessiva à radiação ultravioleta, mas não deve nos preocupar, pois é totalmente reversível e não deixa alopecia definitiva.

O inverno nos oferece mais desculpas para não fazer esporte

Falso. A chegada do inverno, com a diminuição das temperaturas e redução da luz solar, não parece convidar a fazer atividade física, como em outras estações… Além disso, para combater o frio, a ingestão de alimento costuma ser maior com o que a nossa situação piora funcional.

No entanto, é bom fazer exercício com frio, só temos de nos certificar de aquecer primeiro um pouco mais do que o habitual. Se saímos a correr para o exterior, teremos que andar um pouco mais até aclimatarnos à temperatura. Se o frio nos torna preguiçosos, lembre-se da abundante oferta “indoor” existente (piscinas aquecidas, ginásios, patinação no gelo), o que nos facilita o poder de realizar um exercício diário, de grande importância para controlar e prevenir doenças cardiovasculares, cuja prevalência aumenta em 20% no inverno devido as baixas temperaturas.

A gravidez é mais confortável no inverno que no verão

Falso. A gravidez é um processo em que a imunidade da mulher está um pouco reduzida, sendo assim, as grávidas um grupo de risco de doenças causadas pelo vírus do inverno. No caso da gripe, por exemplo, apenas recomenda-se vacinar a partir da semana 13 de gestação; o primeiro trimestre de gravidez é o mais importante na formação de todos os órgãos do embrião por isso que devemos evitar ao máximo o contato com drogas em geral.

Os alimentos de inverno são mais calóricos

Falso. O inverno tradicionalmente não foi considerada uma boa época para perder peso: o frio e os extras de Natal vêm carregados de calorias, com seu conseqüente risco cardiovascular. No entanto, muitos dos alimentos sazonais próprias do inverno são saudáveis, sem aumentar o aporte calórico:

  • frutas cítricas, como a laranja, cheios de vitamina C – que ativa as nossas defesas –, ácido fólico e potássio;
  • granadas, tanto em saladas como em sumo, ricas em polifenóis e com grande atividade antioxidante;
  • legumes, que combinadas com arroz fornecem proteínas de alto valor biológico, e que ao serem alimentos que se enchem de água para cozinhá-los nos dão saciedade;
  • cogumelos, cuja inclusão em nossa dieta permite o consumo de vitamina D, sem aumentar o aporte calórico ou de peso.

O inverno a pele seca

Verdadeiro. As baixas temperaturas externas, o vento, e as aquecedores, próprios do inverno, agravar algumas doenças de pele , como a dermatite atópica e a psoríase. Mas também fazem com que apareçam problemas dermatológicos novos como a perniosis ou o eczema craquelé.

Importante não esquecer de cuidar das mucosas (manter hidratados os lábiose as mãos, pois estando em constante exposição ao frio podem aparecer perniosis, os conhecidos “sabañones”.

Crianças abrigados, crianças saudáveis

Falso. As crianças são mais dados a contrair doenças com as baixas temperaturas, especialmente se têm contato diário com outras crianças. Seu sistema imunológico não é maduro e sua capacidade defensiva é menor, sendo mais suscetíveis a doenças respiratórias (precursoras além disso, a otite média, patologia muito comum no inverno, ao contrário da crença popular de ser uma doença típica do verão, por sua relação com a água).

No entanto, o excesso de casaco é tão prejudicial como a falta de abrigo da intempérie. Também o são os ambientes com temperatura muito alta (aquecimento acima dos 24ºc). Devemos abrigarles o que é certo e manter a casa quente e com um nível adequado de umidade (ambiente seco agrava as doenças respiratórias).

Para o frio, nada melhor que um caldo caseiro

Falso. Os líquidos quentes, como o caldo ou o chá e podem nos ajudar a reduzir os sintomas de um vírus do resfriado ou da gripe, mesmo que só aliviando temporariamente a congestão nasal e dor de garganta.

O inverno nos torna tristes

Verdadeiro. A intensidade da luz do dia influencia nossos ritmos circadianos, em nossos níveis de serotonina e na secreção de melatonina. Por isso, com a mudança de horário de inverno, que faz com que haja menos luz, altera-se o equilíbrio desses componentes e aparecem os sintomas do chamado “winter blues”, ou alteração afetiva sazonal, que se caracteriza por sintomas depressivos no inverno que desaparecem com o tempo bom e afeta cerca de 20% da população e em maior grau para as mulheres do que os homens.

Tem dúvidas? Formúlalas através dos comentários, e responderemos o mais claramente possível.

Este texto foi elaborado a partir das reflexões de vários especialistas do Grupo Hospitalar Quíron: Dr. Estêvão Jodar (Chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Universitário Quíron Madrid); Dr. Héctor Meijide (Medicina Interna, Hospital Quirón A Coruña); Serviço de Psicologia do Hospital Quirón Vitoria; Dra Isabel Aldanondo (Dermatologista do Hospital Quirón San José – Lisboa); Dr. Ivan Domènech (Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia, Hospital Universitário Quíron Dexeus – Lisboa); Dr. Jorge Monteiro (Chefe do Serviço de Pediatria, Hospital Quirón Palmaplanas – Palma de Maiorca); Dr. Josep Massó Asencio (Serviço de Cardiologia do Hospital Quirón Barcelona); Dra Marina Rodriguez (Dermatologista do Hospital Quirón Tenerife e Hospital Quirón Costa Adeje); Marta Carreiras (Nutricionista – Unidade de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Quirón Barcelona): Dra Micaela Fernandes (Ginecologista, Hospital Quirón Málaga); Dr. Ricardo Jimenez (Chefe do Serviço de Medicina do Esporte do Hospital Quirón ciudad autónoma de buenos aires); Dra Rosa Burgos (Unidade de Endocrinologia e Nutrição – Serviço de Medicina Interna, Hospital Quirón Barcelona).

A finalidade deste blog é fornecer informações de saúde que, em qualquer caso, substitui a consulta com o seu médico. Este blog está sujeito a moderação, de forma que excluem-se dele os comentários ofensivos, publicitários, ou que não se considerem adequados em relação com o tema que trata cada um dos artigos.

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