Mindfulness, uma prática adequada e útil em crianças: conheça seus nove “amigos”

Imagem extraída da capa do livro “Meditação para crianças: em paz eu me levanto, em paz, eu minto”. Fornecidas pela Plataforma Editorial

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Será que as crianças também sofrem de stress? Segundo detalha a EFEsalud o autor de “Meditação para crianças: Em paz eu me levanto, em paz, eu minto”, Luis López, as crianças, como os adultos, têm um excesso de agitação mental, nervosismo e dispersão.

Para este psicólogo, bacharel em Ciências da Atividade Física e do Esporte e licenciado em Ciências Religiosas, as crianças de agora não são piores que os de antes, mas sim, tem que fazer muitas mais coisas em menos tempo.

Para enfrentá-lo, o mindfulness pode ser muito útil. Segundo o especialista, esta prática consiste em “ter a simples atitude de retornar uma e outra vez a atenção para o presente”.

Como detalha em seu livro, uma pessoa que corre ganha resistência, e uma pessoa que medita ganha mindfulness e capacidade de atendimento.

O kit de interioridade para o seu filho

Luis López e outros profissionais da área fizeram um estudo na Universidade de Barcelona no ano de 2010: dados dos 44 métodos e técnicas de relaxamento mais utilizadas nas escolas de yoga, introsprección ou meditação.

A raiz desta pesquisa surgiram os nove aprendizagens competenciales básicos de meditação: atenção, respiração, relaxamento, visualização, voz, consciência sensorial, postura, energia postural e do movimento.

De acordo com o psicólogo, esses “novos amigos” tem uma criança em seu interior; só lhe falta “aceitar a sua amizade” e conhecê-los ao máximo.

Se a criança aprende a desenvolver estes recursos, quando ler, tocar guitarra ou medite vai estar mais interiorizado. Além disso, se alguém lhe ensina como você deve usá-los, você aprenderá a melhorar sua atenção, para ouvir as suas emoções, a contemplar a natureza e a perdoar a si e aos outros.

Para estimular o seu uso, criaram o programa de TREVA, um plano dirigido a docentes, alunos, famílias e outros segmentos da etapa educativa que se trabalha em escolas de toda a geografia espanhola e, especialmente, na região catalã.

Seus benefícios estão associados a um melhor desempenho acadêmico, diminuição de estresse, agitação ou mal-estar, o desenvolvimento da inteligência emocional e fortalecimento da interioridade.

Este termo que significa “trégua ou não parar” tornou-se um recurso muito útil e inovador no campo da pedagogia.

Este programa tem demonstrado que é possível melhorar o clima da sala de aula e suas notas de final de curso são melhores.

Praticá-lo em família

Luis Lopes salienta que a criança deve desenvolver mindfulness sempre acompanhado, pois o seu método de aprendizagem é a imitação.

Além disso, o cenário em que se vão praticar estas técnicas de meditação também desempenha um papel importante. Você pode colocar um quarto colocando várias almofadas. “Não precisamos de um incenso ou música relaxante, pois estamos trabalhando com nossos amigos do interior”, salienta o professor do Mestrado.

O autor do livro explica que o mindfulness traz também muitos benefícios em fisiologías do esforço, doenças cardiovasculares e na neurociência.

Atualmente, López é um dos professores do Mestrado em Relaxamento, Meditação Mindfulness da Universidade de Barcelona, e assegura que o estresse produz substâncias que favorecem o aparecimento do colesterol. “Se você consegue reduzir o estresse, pode inibir a sua produção”, observa.

Algumas técnicas

Há que interiorizar em si mesmo, mesmo quando são realizadas ações tão cotidianas como “lavar os dentes, escrever uma carta ou colocar os sapatos”.

O livro do doutor em psicologia também inclui duas horas de áudios com meditações, que se incluem no programa TREVA e nos detalha duas das técnicas mais marcantes:

  • Fantoche: Com esta técnica trabalha o relaxamento. Consiste em destensar o corpo e “ficar como morto”. Os pais são os encarregados de ajudá-los a fazer este exercício, colocando umas elásticos em seus pulsos e agir com eles como se fossem uns saltimbamcos.
  • A respiração consciente: Consiste em tomar o ar e jogá-lo sempre pelo nariz, mas estando atento a como entra e como sai. Para fazê-lo corretamente, há que ter em conta “cinco fórmulas mágicas”:
  1. Contar até dez enquanto o ar entra nos pulmões e devolver a atenção para a respiração durante alguns minutos.
  2. Repetir a mesma ação, enquanto inspirou tranquilo e ao expirar me paquerando. Se ligam as zonas do córtex cerebral de pensar com as áreas encarregadas de sentir.
  3. Visualizar na mente das ondas do mar.
  4. Sentir o fresco no nariz ao entrar, e o calor quando sai.
  5. Permitir que um pequeno movimento como se um astronauta estivesse flutuando no espaço.

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