Mais de 7.000 pessoas participam no Primeiro Dia Nacional contra o Colesterol

Os três pilares básicos para controlar o colesterol, são a medição do seu nível, seguir uma alimentação saudável e fazer exercício diariamente; o colesterol é um fator de risco cardiovascular que afeta um em cada dois adultos espanhóis, não negligencie

Atividades com motivo do Primeiro Dia Nacional contra o Colesterol, em 2013/EFE/Brenda Molina

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O Primeiro Dia Nacional contra o Colesterol (DNC) reuniram-se durante toda a jornada de ontem em madrid plaza de Callao milhares de pessoas interessadas em saber chaves para combater a hipercolesterolemia em Portugal.

Medição do nível de colesterol, recomendações alimentares e de exercício aeróbico foram os três pilares desta jornada de divulgação realizada, principalmente, no centro de Madrid, onde, além disso, os participantes puderam aprender e degustar receitas para cuidar do colesterol.

Trata-Se de uma jornada de divulgação que busca sensibilizar a população portuguesa para a importância de medir e reduzir o colesterol, já que é um fator de risco cardiovascular mais frequente em Portugal, já que 52% dos espanhóis admite desconhecer seus próprios níveis, informam os organizadores desta iniciativa.

Medir o colesterol em três minutos

Profissionais da saúde realizaram, de forma ininterrupta durante toda a jornada de trabalho, medições de colesterol a todos aqueles que se aproximaram para participar do Dia Nacional contra o Colesterol.

Através de uma pequena punção no dedo puderam conhecer em três minutos o seu nível de colesterol. Uma vez realizada esta prova, cada pessoa foi informada dos seus níveis de colesterol e, em função destes, recebeu conselhos relacionados com a alimentação e a prática de exercício físico.

A Fundação Portuguesa de Nutricionistas-Nutricionistas de Espanha, mostrou que consumir entre 1,5 e 3 g / dia de esteróis vegetais (o equivalente a entre dois e quatro torradas de margarina enriquecida com esteróis vegetais), diminui o colesterol LDL entre 7% e 10%, no prazo de 2-3 semanas.

O presidente Semergen, José Luis Llisterri, destacou a importância dos alimentos funcionais enriquecidos com esteróis vegetais, que ajudam a reduzir os níveis do colesterol.

Os hábitos alimentares, primordiais

Seguir hábitos alimentares adequados é fundamental para reduzir e prevenir o colesterol alto: rotinas, como a ingestão de cinco peças de frutas e legumes por dia, consumir menos gordura saturada, priorizando as insaturadas, que estão em peixe azul, margarinas, cereais, nozes e óleos de sementes e azeite ajudam nesta luta contra o colesterol.

Outro dos pilares que se promoveram durante a jornada foi um exercício aeróbico, que chegou em ritmo de dança, através de diversas coreografias.

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